RISCO DE DOENÇA CARDIOVASCULAR AUMENTA APÓS A COVID-19, DIZ ESTUDO.

Por Dra. Carolina Meireles Rosa

A Covid-19 é causada por um vírus de transmissão respiratória, o SARS-CoV-2 ou novo coronavírus. Embora tenha sido descrita inicialmente como uma infecção viral do trato respiratório, com os efeitos esperados principalmente para órgãos como a traqueia e os pulmões, a doença se revelou um verdadeiro quebra-cabeças, com impactos significativos para outros órgãos do corpo.

Cientistas da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, realizaram um amplo estudo que revelou que a infecção causada pela Covid-19 aumenta os riscos do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

O estudo, publicado no periódico científico Nature, aponta que a probabilidade de problemas no coração aumenta até mesmo entre os pacientes que apresentaram casos leves da doença.

As taxas de diferentes condições, como insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral (AVC), se mostraram substancialmente mais altas em pessoas que se recuperaram da infecção do que em indivíduos com perfil semelhante que não tiveram a doença.

De acordo com a análise, o risco foi elevado mesmo para aqueles com menos de 65 anos de idade e sem fatores de risco, como obesidade ou diabetes. As pessoas que se recuperaram da Covid-19 apresentaram aumentos acentuados em pelo menos 20 problemas cardiovasculares ao longo de um ano após a infecção.

Em relação ao acidente vascular cerebral, os recuperados eram 52% mais propensos a ter o problema do que aqueles que não foram expostos ao contágio. Já o risco de insuficiência cardíaca aumentou 72%.

Embora a hospitalização tenha aumentado a probabilidade de complicações cardiovasculares futuras, mesmo as pessoas que não foram internadas estavam em maior risco de muitas condições cardíacas.

Quer continuar lendo o artigo? Clique aqui.

Autoria do texto: Lucas Rocha e Ester Cassavla

Autoria da imagem: Informe Paraná

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *