Por Dra. Tarcimeyre Santana
Com o envelhecimento e a chegada da aposentadoria uma das modificações que ocorrem na rotina dos idosos é o tempo. Esse tempo livre após a aposentadoria poderá ser aproveitado de diferentes formas e uma delas são as atividades de lazer. Observamos que nesse momento da vida há uma diminuição quanto as responsabilidades em desempenhar tarefas domésticas e profissionais, contudo, em alguns idosos percebe-se que não aumentam o interesse em realizar outras atividades principalmente de lazer. Algumas pesquisas revelam o quanto é benéfico essa atividade! Vamos citar alguns desses benefícios?
Saúde: exatamente o que estamos proporcionando ao nosso idoso é mais saúde ao manter-se em contato com outras pessoas, interagir, conhecer lugares novos, descobrir diferentes ambientes de socialização, ajudam a manter a saúde física e mental;
Inclusão social: hoje o mundo nos proporciona diferentes recursos que podemos utilizar para diversão, conhecimento, troca de informações, de experiencias, desenvolvimento de novas habilidades, contato com pessoas de diferentes idades; isso contribui para que o idoso descubra e seja incluído em novos contextos sociais, evitando a solidão;
Valorização: participando de atividades prazerosas os idosos se sentem mais valorizados, queridos e sentindo-se importantes no meio em que vivem contribuindo com a melhora de sua autoestima.
São alguns dos benefícios que observamos para uma melhora física, mais disposição, melhoria na imunidade e mente mais saudável. Vamos listar algumas dicas de atividades que podem ser acrescentadas na rotina dos idosos: atividades físicas, grupos de leitura, cinema e programas culturais, aprender algo novo, jogos e tecnologias. Estamos em período de férias, tempo de descanso, viagens, passeios, encontros e visitas. Quem não gostaria de desfrutar desses momentos? É uma ótima oportunidade para estimular seu familiar a experimentar e porque não fazer junto com ele? Descobrir uma atividade que seja prazerosa que desperte nele o desejo de dar continuidade. Em todas as fases da vida faz-se importante curtir esses momentos sejam em família, com seu cônjuge, netos e amigos. O Terapeuta Ocupacional é um profissional que ajuda bastante nessa área. Através da escrita do histórico de vida e ocupacional do idoso, ele desenvolve, analisa e propõe atividades específicas que facilitam novas descobertas, estimulam a fazer algo novo e juntos planejam com segurança e prazer essas atividades de lazer. Ressalto que ainda estamos passando por um momento que requer cuidados em virtude da pandemia faz-se necessário ainda os mesmos cuidados; uso de máscaras, álcool em gel, evitar ambientes pequenos e fechados com muitas pessoas. Pois, apesar dos idosos estarem vacinados é considerado grupo de risco. Mantendo todos esses cuidados vamos proporcionar o acesso ao lazer a todos.