JANEIRO BRANCO: UM MÊS DEDICADO A SAÚDE MENTAL

Por Dra. Kilvânia Martins

O Janeiro Branco é uma campanha que tem o objetivo de chamar atenção da sociedade para as questões relacionadas à saúde mental e emocional da humanidade. A campanha procura promover uma cultura mais aberta a olhar essas questões tão essenciais para uma humanidade mais saudável.

De acordo com a Organização mundial da saúde (OMS), saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, portanto não é apenas a mera ausência de doença ou enfermidade. Então, se faz necessário olhar além, se importar também com o bem-estar mental para se obter uma melhor qualidade de vida.

A campanha acontece no primeiro mês do ano porque as pessoas estão mais abertas a pensarem sobre suas vidas, emoções, sentidos existenciais e assim, como uma “folha ou tela em branco” podem se inspirar a escreverem ou reescreverem suas historias de vida.

Nesse mês acontecem várias ações e reflexões como palestras, cursos, entrevistas, entre outros. Estas ações, além dos espaços abertos, também se dão através dos meios online. Acontece também a busca de conscientizar as autoridades governamentais a respeito da necessidade de estratégias e políticas públicas que promovam à saúde mental na sociedade.

Precisamos falar muito de saúde mental para que as pessoas possam descobrir a importância de estar bem consigo e com os outros, os efeitos da saúde emocional são inúmeros. Muitas pesquisas mostram que o Brasil tem altos índices de pessoas com doenças como a depressão e ansiedade, como também a maioria dos brasileiros declara que seu bem-estar mental declinou nos últimos anos por causa da pandemia.

O bem-estar emocional é um dos pilares para um estado de equilíbrio e uma vida mais saudável! Cuidar da saúde mental é cuidar da vida! Esse é o mês de conscientização, mas o cuidado é durante o ano inteiro!

Referências:

Janeiro Branco. Disponível em:

https://janeirobranco.com.br/

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *