TERAPIA OCUPACIONAL? O QUE FAZ? VAMOS CONHECER?

Por Dra. Tarcimeyre Santana

Muitas pessoas ainda desconhecem o trabalho do Terapeuta Ocupacional. Necessitam da atuação desse profissional, mas não tem a informação correta e necessária para contratá-lo. Para algumas pessoas atividades simples do dia a dia como escovar os dentes, preparar um lanche, tomar um banho é um desafio, seja por dificuldades motoras ou cognitivas. Outras precisam de auxílio no processo de aprendizado ou nas atividades recreativas. Então é aí que o Terapeuta Ocupacional ajuda em qualquer fase da vida, no desenvolvimento de atividades básicas e complexas, diante das necessidades de cada paciente. Conhecendo um pouco mais, é um profissional dotado de formação nas Áreas da Saúde e Sociais. Sua intervenção compreende avaliar o cliente, buscando identificar alterações nas suas funções práxicas, considerando sua faixa etária e/ou desenvolvimento, sua formação pessoal, familiar e social. A base de suas ações compreende abordagens e/ou condutas fundamentadas em critérios avaliativos com eixo referencial pessoal, familiar, coletivo e social, coordenadas de acordo com o processo terapêutico implementado.

O Terapeuta Ocupacional compreende a Atividade Humana como um processo criativo, criador, lúdico, expressivo, evolutivo, produtivo e de auto manutenção. Entende o homem como um ser práxico, que interferindo no cotidiano do usuário comprometido em suas funções práxicas tem como objetivo alcançar uma melhor qualidade de vida.

As atividades do profissional estendem-se por diversos campos das Ciências da Saúde e Sociais. Atender pacientes para prevenção, habilitação e reabilitação utilizando protocolos e procedimentos específicos de Terapia Ocupacional. O Terapeuta Ocupacional avalia seu cliente para a obtenção do projeto terapêutico indicado; que deverá favorecer o desenvolvimento e/ou aprimoramento das capacidades psico-ocupacionais remanescentes e a melhoria do seu estado psicológico, social, laborativo e de lazer.

Ao conhecer um pouco a ação da Terapia Ocupacional o primeiro passo a ser realizado com cliente é a avaliação. Um diagnóstico situacional das demandas, necessidades e organização do cotidiano. Proporcionar ao cliente que ele volte a ser protagonista da sua própria história e/ou desenvolver, construir esse protagonismo. Diante dos relatos do paciente durante a avaliação, coleta de informações de familiares e cuidadores o Terapeuta Ocupacional elabora um plano terapêutico cujo objetivos a serem alcançados serão por meio de atividades objetivando alcançar independência, autonomia, uma melhor qualidade de vida.

Onde encontramos esse profissional? Hospitais Gerais, Ambulatórios, Consultórios, Centros de recuperação bio-psico-social, Projetos Sociais Oficiais, Sistemas Prisionais, Instituições de Ensino Superior, Órgão de controle social, Creches, Escolas e Empresas.

Os atendimentos podem ser individualizados ou em grupo, de acordo com a necessidade de cada paciente. Na medicina, terapia significa tratamento de alguma doença; ocupacional, as habilidades necessárias para realização das atividades diárias. Ou seja, a Terapia Ocupacional é um meio de recuperação das habilidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *