TRANSTORNOS DE ANSIEDADE NA ADOLESCÊNCIA

Por Dra. Kilvânia Martins

Os Transtornos de Ansiedade são reconhecidos como um dos mais prevalentes entre crianças e adolescentes. É muito importante a detecção precoce para um acompanhamento familiar e possível busca de um tratamento, pois pode se transformar em um problema sério, prejudicando o desenvolvimento do adolescente, podendo dificultar a realização de tarefas simples do cotidiano, além de interferir na aprendizagem e rendimento escolar.

Pode haver uma maior incidência do desenvolvimento dos transtornos de ansiedade entre os adolescentes que apresentam uma autocrítica intensa, timidez ou dificuldade de concentração. Os principais sintomas de ansiedade na adolescência são excesso de preocupação sobre possibilidades futuras, o medo de errar, de ser rejeitado e o temor por aquilo que não tem controle. A pessoa ansiosa convive com diferentes e intensas emoções, sobretudo quando não sabe como lidar com os seus sentimentos.

Em relação aos sintomas físicos podemos observar sudorese, dores musculares, fadiga, distúrbios do sono, náusea, dor de cabeça, intestino irritável, tremores, formigamento, palpitações e tontura. A ansiedade juvenil também pode levar ao desenvolvimento ou à piora de outras doenças físicas e/ou mentais como a depressão, abuso de substâncias químicas e doenças cardiovasculares.

São importantes a identificação, o acompanhamento da família, e a busca de ajuda profissional. O tratamento multidisciplinar tem se mostrado bastante eficaz, dependendo do caso será necessária uma abordagem psicoterapêutica e psicofarmacológica e quanto mais cedo o tratamento for aplicado, a recuperação será mais rápida. Vale ressaltar que os adolescentes estão numa fase importante da vida, vivenciando profundas transformações, portanto, o tratamento é imprescindível para o seu desenvolvimento de forma integral.

Referências:

Batista,M.A. Oliveira, S.M.S. Sintomas de ansiedade mais comuns em adolescentes. Psic v.6 n.2 São Paulo dez. 2005. Disponível em: URL http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-73142005000200006

Brito, I. (2011). Ansiedade e depressão na adolescência. Revista Portuguesa De Medicina Geral E Familiar, 27(2), 208–14. Disponível em: URL https://www.rpmgf.pt/ojs/index.php/rpmgf/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *